.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento: 8h às 12h | 13h às 17h

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

 

IBITIÚRA DE MINAS DÉCADA DE 30

Ibitiura de Minas está localizada na microrregião do planalto de Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais, esta era uma região povoada pelos índios Tapuias (Caiapó) até meados do século XVIII, época que se iniciavam os primeiros passos para o povoamento da região.

Durante o ciclo do ouro no Brasil, quando Minas Gerais era grande produtor, a região onde se localiza Ibitiura de Minas era uma área proibida, para servir de barreira natural ao contrabando do ouro extraído da região, principalmente nos locais onde hoje se localiza Cabo Verde e Caconde. Para não permitir o povoamento desta área, elas eram permanentemente vigiadas por tropas policiais das capitanias de São Paulo e de Minas Gerais. Esta é a razão dela ficar despovoada por tanto tempo.

O povoamento do planalto de Poços de Caldas (então chamado de planalto Pedra Branca) começou por volta de 1759, quando Veríssimo João de Carvalho (natural da cidade de Ribeira do Pena, Freguesia de São Salvador Portugal), fundou a Fazenda da Gineta localizada hoje em Santa Rita de Caldas. Mais tarde um pouco, Antônio Gomes de Freitas (o fundador de Caldas) assentou a Fazenda dos Bugres, nas proximidades do Rio Verde.

Alguns anos mais tarde, o alferes Antônio Manuel Marques dobrou a serra e fundou a Fazenda Bom Retiro, na região da Bocaina (isto em 1789). Nesta época esta área ainda era considerada proibida, mais a mineração e o garimpo do ouro já esta em decadência.

Nos últimos anos do século XVIII, o alferes Manoel Antônio Marques conseguiu autorização junto ao comandante da guarda de Caldas (também chamada de Contagem de Santa Maria Magdalena) para dobrar a serra abaixo e então desbravar esta área até então proibida, ás margens do Rio Jaguary. Exatamente onde hoje se situa o município de Ibitiura de Minas. O alferes era então o “senhor da Bocaína, e suas terras e suas terras se confrontavam com as terras de Antônio Gomes de Freitas, o posseio dos Bugres e fundador do Arraial de Caldas”. O alferes desbravou estas terras junto com seus filhos e alguns agregados, e tomaram posse das terras.

alferes Manuel Antônio Marques 

                                                                Em 1801, o alferes Manuel Antônio Marques morreria em uma viagem que faria ao Rio de Janeiro. Ele pode ser considerado o pioneiro da povoação do local onde hoje se situa Ibitiura de Mina. No ano de 1803, seus filhos, genros e agregados aviventam essas posses, e fizeram as primeiras roças, plantam, colhem, pagam dízimo e põem um agregado nessas terras, José Corrêa de Moraes. Este pode ser considerado o início da colonização de Ibitiura de Minas, que seria chamado de São Benedito do Jaguary em seus primórdios.

Na primeira década do século XIX, o vale do Jaguary, onde se localizava São Benedito do Jaguary, pertencia à freguesia de São Francisco de Paula do Ouro Fino (hoje Ouro Fino). Já em 1813, passaria a fazer parte da freguesia de Nossa Senhora do Patrocínio do Rio Verde das Caldas (hoje Caldas), onde iria permanecer até a emancipação ocorrida em 1962. (O Município de Ibitiura de Minas foi criado em 30 de dezembro de 1962 pela lei n.º.704 desmembrando se de Caldas). Foi instalado no dia primeiro de março de 1963.

Ainda no primeiro ano do século XIX aparece um importante personagem para a consolidação o povoamento do Vale do Jaguary. Foi o Capitão Raimundo Felipe de Souza Osório e Miranda Machado que chegou à região como cadete da Guarda de Caldas, e alguns anos mais tarde já possuíam grandes extensões de terra. Ele compraria inclusive a Fazenda do Bom Retiro dos descendentes do alferes Manoel Antônio Manuel Antônio Marques o que viria lhe trazer problemas com os herdeiros do alferes contestavam este ato, e moveram uma demorada ação contra ele.

Dessa forma se iniciava o povoamento das terras proibidas do Jaguary, que viria dar origem a São Benedito do Jaguary e depois a Ibitiura de Minas. Abaixo, alguns dos pioneiros e fundadores da cidade: Alferes Manuel Antônio Marques, seus filhos Simão Antônio Marques, Manuel Antônio Marques Filho e Domingos Antônio Marques. Capitão Raimundo Felipe de Souza Ozório e Miranda Machado, Inácio José Botelho, João Correia de Moraes, Tenente José Manuel de Andrade Brito, Grassiano José Velho, Jose Borges de Carvalho, João Felisberto dos Reis, Tenente Coronel Bonifácio José Monteiro da Silva, Jose Carlos Barbosa, Raimundo Felipe de Souza Ozório Filho. João Felisberto dos Reis morava exatamente onde hoje é a cidade de Ibitiura de Minas.

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Ibitiura de Minas - MG.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.